26/07/2009

Integridade x Improbidade


Um dia conheci a Honestidade, ela era tímida, porém, firme de seus atos, não tinha um que não a admirava, mesmo sendo opaca, sempre alguém a enxergava. Fez amizade com a Falsidade, pelo acaso do destino.

Falsidade era extrovertida, alegre e ativa, sempre muito esperta. Ambas foram passear e conheceram o Poder, ele era alto, forte e sério, suas “qualidades” eram relacionadas a falcatruas, iniqüidades e disparates.

Mas não foi obstáculo para Falsidade de lhe dirigir como amiga, já que seus desejos íntimos condiziam com aquele homem tão cheio de “virtudes”.

Através do Poder Falsidade conheceu o Ingênuo, e sem que o Poder percebesse, tiveram um romance duradouro, mesmo depois que o amor acabou, pois Ingênuo ao lado da Falsidade deixou de ser Ingênuo e se tornou Astuto.

Falsidade pediu conselhos a Honestidade de como reconquistar Astuto (antigo Ingênuo), então, Honestidade disse para deixar de ser Falsidade e ser Digna, mas Falsidade não sabia ser Digna e pediu que Honestidade a ajudasse mesmo assim.

Honestidade não aceitou mesmo sendo sua amiga e, com esse ato, se tornou Observadora.

Observadora começou a prestar atenção em Falsidade, Poder e Astuta, tomando conceitos em seus meios de trabalho, e como faziam parte de uma equipe, sempre estavam juntos. Nesse meio também se encontravam Carismática, Fiel, Experiente, Gandula e outros insignificantes... Falsidade conquistou a amizade de todos, para honrar seu nome.

Observadora continuava tímida, mas aprendeu com Falsidade a ser mais “amiga”, então conquistou seu espaço ao lado do Poder, porém, ficavam distantes um do outro, por não se entenderem como pessoa.

Falsidade insistia em Astuto, e ficou transtornada, enlouquecida e enciumada, principalmente com Gandula, pois Gandula e Astuto ficavam juntos no mesmo setor, então, Falsidade armou um plano para derrubar Gandula.. e conseguiu, pois o Poder, com suas “qualidades” deu prioridade a Falsidade. Depois disso Poder passou a ser Estúpido.

Observadora se aliou com Fiel, Carismática e Essencial, juntos formaram uma equipe excelente, mesmo sendo de setores diferentes, sempre obtiam sucesso em suas obras. Então, Carismática e Fiel abriram os olhos a respeito de Falsidade e ala deixou de ser tão primorosa, mas não aos olhos do Estúpido e Intrometido, pois eram cegos por Falsidade.

Intrometido? Ele era como um gestor, sempre se intrometendo onde não era chamado, além de distorcer historias ao Poder, com isso, Intrometido passou a ser Truão.. todo mundo ria dele.. rsrs.

Sem falar que o Poder tinha um caso com Experiente, mas isso é outra historia..

Observadora sempre pensava, até perdia o sono, imaginando um lugar diferente, onde não houvesse Falsidade, Estúpido, Poder e seus meios de vida como falcatruas, iniquidades e disparates, mas entendeu o significado de sempre andarem juntos. Então chegou a conclusão:

No mundo de hoje temos que aprender a ser Observador para enxergar a Falsidade, ser Astuto para não cair nas artimanhas do Poder, ser Experiente pra acontecer como Gandula e ser Fiel, não entre eles e sim, para viver em Harmonia com a Paz, a Paz não citada acima, mas com grande valor para Honestidade, pois o destino de Honestidade foi conhecer, além da paz, a Dignidade e Amor, essências para sua evolução humana que crescia pelo poder próprio sem fazer dos insignificantes degraus.

Honestidade, hoje, é reconhecida por não ser igual a Falsidade, muito menos seguir seus exemplos, e assim satisfeita pela experiência própria de vida.

Quanto ao “Amor e Consciência” o “Sabe Tudo” não conhece.

Quem é “Sabe Tudo”? Alguém que, com todas as letras, fala que sabe/vai se dar bem..


2 comentários:

Anônimo disse...

Que maravilha de texto!

Subliminar e invocativo, me encantei seu jeitinho de conduzir as palavras.

Um abraço e um beijo (roubado)

Mirian disse...

Amigaa..muitoo interessantee...gostei d+...parabéns flor.

E to com saudades de você..apareçaa logoo..aindaa bem que temos o blog..hehe...^^

Bjin* flor.