26/09/2012

Quando eu fui pra Nárnia..



Não faz muito tempo que li As Crônicas de Nárnia. Devolvi o livro ao seu dono essa semana que passou e me lembrei do quanto foi emocionante participar de uma aventura magnífica que este livro me proporcionou.

Uma estória rica em ação, aventura, drama, amor... Como se os personagens, as crianças, pudessem ter uma demonstração do começo de tudo. Ou até mesmo de um outro mundo, paralelo ao nosso ou do passado, afim deles entenderem que já houve outras tentativas de um mundo de paz criado pelo amor, com amor e por amor.

Para os céticos são apenas estórias de ficção, para os religiosos eu não sei - possa ser até uma ofensa, talvez –, mas para um espiritualista (ou sentimentalista), Nárnia é, sim, um mundo paralelo. Não que não seja irrealidade, profiro uma pequena demonstração de um mundo baseando na historia do nosso mundo, como descreve nossa Bíblia. Em Nárnia, o criador é Aslan.

Até mesmo a morte (o fim) de Nárnia é semelhante ao nosso. Em Nárnia, os seres humanos e os animais morriam pela guerra. Uma guerra boba causada por um macaco – aqui entra a ironia do autor. Um macaco sujo que dizia ser homem e só pensava em bens materiais e no poder.  Assim que somos julgados pelos céticos, como “evolução” de macacos que hoje são humanos. Humanos sujos (desculpem-me) que destroem o mundo. O mundo que antes habitavam macacos inóxios.

Em “Nárnia após a morte”, as crianças e todos os seres bons viam o mundo que conheciam se desfizer, ao lado de Aslan. Já em Nárnia quem morria eram as crianças e os seres bons. Aqui, como diz a Bíblia, é um mundo onde morremos para, não tarde, despertarmos num mundo verdadeiro. Um mundo sem cansaço, sem dor, sem tristeza...: O mundo de Deus.

"Nunca li alguma critica sobre este livro, nem mesmo algo pelo autor sobre o que o inspirou a escrever Nárnia. O que escrevo aqui são relatos meus sobre esta estória".

Amei ♥ 

8 comentários:

Yuri Steffann disse...

Eu sou seriamente apaixonado por narnia e eu viajoo neleee.

Priscila Rodrigues disse...

Eu tbem o/

Depois que eu li as 7 crônicas eu assisti os 3 filmes.. foi muito bom tbem.

Obg pela visita, querido Uli ♥

✿ chica disse...

Muito legal e quem não leu, fica com vontade! beijos,tudo de bom,chica

Priscila Rodrigues disse...

E quem já leu fica com saudades, Chica.. rsrs. Bjs e igualmente :)

Lynce disse...

Aguçaste-me o apetite...tenho que ler esse livro.

Tetê disse...

Esse é um tipo de livro que não dá para pegar emprestado... eu vou comprar e ler pois fiquei super curiosa com essa sua dica! Bjks Tetê - Livre Pensamento

Everson Russo disse...

É uma louca e intensa viagem essa amiga....beijos e uma bela noite pra ti...

Everson Russo disse...

Um belo final de semana pra ti minha amiga,,,paz, carinho e muita poesia....beijos e flores...